Ação de Formação Monitores de Grupos Aprender, Brincar, Crescer
A Ação de Formação de Monitores de Grupos Aprender, Brincar, Crescer (GABC) é ministrado pelo Centro Sagrada Família, nas nossas instalações (Rua António Luís Gomes, Quinta do Leonel, n.º 9, Algés).
As inscrições decorrem através do link: https://forms.gle/qi3bBoJ1UHZ4KXVZ6 até ao limite máximo de inscrições.
Grupo 1 | 15 e 16 de novembro, 14 horas
Destinatários: potenciais interessados que possuam pelo menos o 12.º ano de escolaridade.
Grupo 2 | 7 de dezembro, 7 horas
Destinatários: licenciados (das áreas da educação de infância, psicologia, serviço social, educação social e animação)
Para mais informações contacte formacao@csagradafamilia.pt ou 21 410 24 22.
O que são Grupos Aprender, Brincar, Crescer?
Os Grupos Aprender, Brincar, Crescer são um serviço para as crianças e suas respetivas famílias já testado e contextualizado à realidade portuguesa. Um conjunto de cuidadores e suas respetivas crianças, normalmente um grupo composto no máximo por 10 famílias, reúne-se duas vezes por semana, por um período de duas horas, num determinado espaço cedido para o efeito (ex. escolas, bibliotecas, juntas de freguesia, associações, centros de saúde, fundações, instituições locais, espaços públicos, mercados, estabelecimentos comerciais, entre outros), para interagir e brincar em conjunto.
As sessões são dinamizadas por um/a ou dois/duas monitores/ras que, juntamente com as famílias, através do brincar e de atividades de natureza informal, promovem contextos de socialização e de experimentação culturalmente sensíveis e estimulantes favoráveis à aprendizagem de todos - crianças e adultos.
Nos GABC privilegiam-se as relações interpessoais e a criação de um clima empático, de respeito, cooperação e partilha recíproca. Através do brincar e de atividades educativas e lúdicas que vão nascendo a cada sessão, dá-se resposta às necessidades e interesses das crianças e dos cuidadores que as acompanham. Podem participar nos GABC crianças até aos 6 anos de idade desde que acompanhadas por um/a cuidador/a: mãe, pai, avó, avô, tio, tia ou outro.
A quem se dirige esta formação?
O Curso Monitores de Grupos Aprender, Brincar, Crescer (GABC) dirige-se a todos aqueles indivíduos que desejem conhecer melhor o que são os Playgroups for Inclusion - Grupos Aprender, Brincar, Crescer e eventualmente promover a sua dinamização nas comunidades locais, na qualidade de monitores, integrando uma das duas formações propostas de acordo com a habilitação académica.
O que posso esperar desta formação?
O curso Monitores de Grupos Aprender, Brincar, Crescer visa promover a adequação, atualização e aperfeiçoamento de competências pessoais, relacionais e pedagógicas de todos aqueles que dele participarem. Tem-se em vista a capacitação inicial dos/das formandos/das para o exercício da função de monitor de Grupos Aprender, Brincar, Crescer. A dinâmica formativa recorrerá a metodologias ativas e próximas da realidade vivencial dos/das formandos/das. Valoriza-se no curso abordagens contextualizadas e lúdicas, tendo-se como perspetiva o envolvimento de todos/as os/as formandos/as em situações de jogo e em dinâmicas de grupo lúdico-expressivas especialmente direcionadas a crianças dos 0 aos 6 anos de idade e a adultos, seus cuidadores.
Conteúdos programáticos:
Os Grupos Aprender, Brincar, Crescer (GABC)
. Contextualização
. O que são?
. O que acontece nos GABC?
. Benefícios dos GABC?
. Tipos de grupo?
. Como criar um GABC?
- Intervenientes dos GABC: crianças, famílias e monitores
Interações nos Grupos Aprender, Brincar, Crescer
. Investimento em interações positivas
. As interações como janelas de oportunidades
. A importância do brincar
. O brincar: um direito e uma necessidade
. Formas de encorajar o brincar
Organização das sessões
. Estrutura das sessões
. Criação de rotinas simples
. Organização dos grupos
. Atividades, materiais e equipamentos
. Criação de um bom ambiente no grupo
. Preparação de espaço(s) para o brincar
. Documentos de apoio às dinâmicas GABC
. Instrumentos de suporte ao trabalho do monitor
Participação das Famílias nos GABC
. Acolhimento das famílias,
. Valorização das diferenças
. Acolhimento de culturas diferentes
Saúde e segurança nos GABC
. Definir uma politica de segurança e saúde
. Minimizar riscos
- Planear para garantir segurança
- Organizar as sessões de forma segura
- Limpeza do espaço e dos equipamentos
- Primeiros socorros